Pastoreio

maggie_a_pastorear

O pastoreio é a razão pela qual o Border Collie existe e a sua história (inglesa) confunde-se com a história da raça. (veja a evolução em História) O Border Collie é considerado por muitos o melhor cão de pastoreio do mundo. O seu instinto enraizado vai espantá-lo. Muitos Border Collies que nunca viram ovelhas, juntá-las-ão quando largados a um rebanho.

Há dois tipos de pastoreio que poderá fazer com o seu cão: o trabalho de quinta e o de concursos de pastoreio - no Reino Unido, onde os concursos estão generalizados, existem pessoas que trabalham só para os concursos, não fazendo verdadeiro trabalho de quinta. No entanto, os cães que verdadeiramente trabalham costumam ter mais hipóteses de ganhar, pois estão mais habituados ao trabalho.

Concursos

No Reino Unido, os concursos de pastoreio começaram em 1873, no País de Gales, e evoluíram para uma prova bastante complexa onde o cão, guiado pelo seu dono por sinais e assobios, conduz o rebanho através de obstáculos, junta e separa ovelhas e finalmente conduz o rebanho para dentro de um cercado. A facilidade com que os cães fazem estas provas é contagiante: basta ver um Border Collie a trabalhar para se ficar com vontade de experimentar! 

Em Portugal, as provas de pastoreio estão ainda embrionárias, com alguns entusiastas a praticarem e a desenvolverem cursos de pastoreio, e tendo havido já o primeiro concurso de pastoreio, dedicado à divulgação deste fascinante mundo.

Trabalho na Quinta

O Border Collie é um condutor de rebanhos por excelência. Todo o trabalho na quinta de criação de ovinos fica mais leve se se tiver um ajudante bem treinado: mudar rebanhos de cercado, de pastagem, conduzi-los através de montes e vales, separar borregos das mães, separar ovelhas para tosquia, encaminhá-las para os banhos desparasitantes, etc.

O Border Collie é também um excelente cão de pastoreio para patos e gansos, gado caprino, gado bovino e mesmo cavalos. 

No entanto, queremos novamente deixar aqui um alerta: O BORDER COLLIE NÃO NASCE ENSINADO! Apesar de lhe ser um trabalho instintivo, e de muitos aprenderem a desempenhar o seu papel apesar de mal serem treinados, o Border dará o seu melhor se devidamente treinado para o trabalho. Se está a pensar em arranjar um para o seu rebanho porque viu um a trabalhar nos sheepdog trials ingleses, saiba que estes cães precisaram de anos de treino, segundo métodos que levaram gerações a se desenvolver. Pense seriamente em comprar livros sobre o treino específico do Border Collie no pastoreio, para exponenciar ao máximo as capacidades do seu cão.

Associação Portuguesa de Utilizadores de Cães Pastores - Apucap
apucap.sheepdog@gmail.com

Apucap no Facebook

 

Seguinte