Truques
O Border Collie é um excelente cão para treinar “truques”. Adora aprender coisas novas e podem ser-lhe ensinados muitos comportamentos como “pedir”, fazer de morto, rolar sobre as costas, etc. e usualmente adora mostrar as habilidades. Pode ser muito pouco digno ou mesmo apalhaçado, se pensar que isso lhe vai trazer atenção extra ou fazer as pessoas rirem. É por isso que estes cães são tão populares no cinema e na televisão.
Caminhadas com Cães
Os Borders adoram uma saída com o dono, e são cães que, usualmente, não se afastam muito, pelo que são óptimos companheiros de caminhadas.
Se pretende levar o seu cão consigo, aqui ficam algumas dicas para que o passeio se revele divertido tanto para ele como para si. Antes de mais, informe-se se são permitidos cães no sítio para onde pretende ir. Em algumas zonas é preciso tomar precauções extra devido aos caçadores, que podem tomar o cão por caça. Aí é melhor passeá-lo com trela.
Quer vá caminhar por um dia, quer planeie uma excursão mais longa, o cão tem que estar vacinado e desparasitado. Esta é uma precaução básica.
É importante preparar as necessidades do cão. O mais importante é a água. Os cães ficam desidratados mais depressa que o homem, pois eles despendem muito mais energia em pouco tempo. Quanto maior for a altitude, mais eles ficam desidratados. Quando planear a caminhada, verifique se há rios e lagos onde os cães possam beber. O material do kit de primeiros socorros pode ser adaptado para o cão. As feridas mais comuns são cortes nas patas e picadas de insectos.
Há mochilas próprias para cães, nas quais eles podem levar o seu próprio equipamento.
Água
A maioria dos Border Collies adora água, e serão companheiros maravilhosos para levar para a praia ou rio. Gostam de ir buscar objectos dentro de água, ou correr junto à rebentação.
Tenha no entanto atenção às proibições que vigoram nos meses de Verão, na maioria das praias. E não se esqueça que, se o seu cão sujar a areia, lhe compete a si limpá-la.
Heelwork to Music
Modalidade de grande espectacularidade, leva a obediência a novas fronteiras, combinando-a com música e um pouco de humor. Apareceu um pouco como um movimento de reacção à obediência de competição, onde os exercícios são sempre iguais, mas tornou-se rapidamente uma modalidade de mérito próprio. Veja o vídeo: