Aspecto Geral
Cão de trabalho de dimensão média, bem proporcionado, com contornos suaves mostrando qualidade, graciosidade e equilíbrio perfeitos, combinados com substância suficiente para lhe dar uma sensação de resistência.
Características
Cão pastor muito trabalhador, tenaz, muito obediente.
Temperamento
Perspicaz, atento, responsável e inteligente, nem nervoso nem agressivo.
Cabeça
Crânio largo, crânio plano. Bochechas sem serem cheias ou redondas. Focinho estreitando até ao nariz, moderadamente curto e forte. Focinho aproximadamente do mesmo comprimento que a cabeça. Stop pronunciado. Nariz preto, excepto nos cães castanhos ou chocolate, onde pode ser castanho. Nos azuis, o nariz deve ser cinzento. Narinas bem pronunciadas.
Olhos
Ovais, de dimensão média, castanhos. Em cães azuis-merle um ou ambos os olhos podem ser parcialmente ou totalmente azuis. Expressão afectuosa, atenta, vigilante e inteligente.
Boca
Dentes e maxilares fortes, com mordedura em tesoura, perfeita e regular.
Pescoço
O pescoço deve ser de boa dimensão, forte e musculado, ligeiramente arqueado e alargando para os ombros.
Corpo
Constituição atlética, tórax profundo e bastante largo; costelas bem arqueadas; quadril musculoso, mas não em demasia; a garupa é larga e musculosa até ao início da cauda. O corpo deverá ser ligeiramente mais comprido do que a altura do garrote.
Orelhas
De dimensão média, afastadas uma da outra, erectas ou semi erectas.
Cauda
Moderadamente longa, com a última vértebra a atingir a articulação tibiotársica. Implantação baixa, com um movimento ascendente na ponta. A cauda pode levantar com a excitação, mas nunca andar enrolada sobre o dorso.
Membros anteriores
Paralelos, vistos de frente. Quartelas ligeiramente inclinadas quando vistas de lado. Osso forte, mas não pesado, ombros para trás, cotovelos junto ao corpo.
Membros posteriores
Coxas longas, possantes e musculosas, com as articulações dos joelhos bem anguladas e jarretes baixos e fortes . Forte estrutura óssea desde as articulações tibiotársicas até ao chão. Paralelos vistos de trás.
Patas
Ovais, com os dedos arqueados e muito juntos. Almofadas espessas e fortes. Unhas curtas e fortes.
Locomoção
Livre, suave e incansável, sem os pés erguerem muito, dando a impressão de habilidade para se mover com grande discrição e velocidade.
Pelagem
São reconhecidas duas variedades de pelo: uma longa e outra mais compacta. Em ambos os casos, o pêlo exterior é denso, algo forte, e o subpelo macio e compacto dando uma boa resistência às intempéries. Na variedade de pêlo longo desenvolve-se uma crina de pêlo, "meias" (pêlo na coxa, na metade superior da articulação tibiotársica) e pêlo na cauda. Na cara, nas orelhas e membros anteriores, desde a articulação tibiotársica até à pata, o pêlo deve ser curto e liso.
Cores do Pêlo
Grande variedade de cores permitida. Preto e branco, tricolor, castanho, azul, vermelho, azul-merle e vermelho-merle são as mais comuns. Em qualquer das cores, o branco nunca deve predominar.
Dimensões
Altura das espáduas: machos 53 cm, fêmeas um pouco menos.
Faltas
Algum desvio dos pontos acima, deve ser considerado uma falta, e a seriedade dessa falta deve ser na proporção exacta ao grau do desvio.
Nota: Os machos devem ter ambos os testículos bem descendentes no escroto.