O Agility, uma das modalidades desportivas caninas, surgiu em 1977, em Inglaterra, criada por John Varley com a colaboração de Peter Meanwell. Em Portugal esta modalidade surge em 1991, sendo a Associação de Treinadores Amadores e Amigos do Cão (ATAAC) a primeira escola a formar equipas de competição e a participar na primeira prova competitiva, em Maio de 1993.
O Agility é um desporto competitivo em que o dono dirige o seu cão por uma série de obstáculos. Os cães correm em contra-relógio, enquanto saltam obstáculos, sobem rampas, passam por dentro de túneis, entre outros. Com uma pontuação baseada em faltas, similar ao desporto de saltos equestre, o Agility transformou-se num emocionante desporto que atrai um grande número de espectadores.
Porque são os Border Collies os cães de topo no Agility?
por Katie Greer e Debbie Spence
Inteligência, Entusiasmo, Concentração!
"Eles adoram correr, e adoram trabalhar. Aprendem rapidamente e estão geralmente desejosos de executar o que se lhes pede como se lhes ensinou. Têm uma excelente concentração e raramente são afectados por condições adversas ou distracções. Têm o impulso para continuarem a trabalhar, a capacidade de trabalhar em equipa, e o talento para, embora trabalhando de uma forma independente, seguirem as indicações do condutor."
Estrutura, Resistência, Porte atlético!
"Os BC's tem uma constituição atlética (ágil) e um porte médio, o que é importante no agility. Não costumam ser cães pesados, pois a actividade que realizam ajuda-os a manterem-se em forma. A maioria é ligeiramente mais comprida que alta - isto aumenta a flexibilidade (leia-se: agilidade). Um cão médio mas mais quadrado, por não ter esta estrutura, não consegue saltar de uma maneira tão fluida ou mudar de direcção tão facilmente."